terça-feira, 15 de maio de 2012

ITAPETINGA É DESTAQUE NA 3ª CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE MEIO AMBIENTE EM VITÓRIA DA CONQUISTA


ITAPETINGA É DESTAQUE NA 3ª CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE MEIO AMBIENTE EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Foi realizada no dia 10 de maio mais uma etapa territorial da 3ª Conferência do Meio Ambiente no auditório da Agência de Desenvolvimento, Trabalho e Renda/ADTR em Vitória da Conquista. A etapa territorial juntou os dois territórios de identidade, o Médio Sudoeste (Itapetinga) e o de Vitória da Conquista. Se fizeram presentes os municípios de Itapetinga, Itororó, Nova Canaã, Barra do Choça e Vitória da Conquista.
Os temas que foram abordados no encontro foram escolhidos a partir de diferentes momentos com a participação da população, a exemplo de conferências anteriores, encontros de colegiados ambientais e do Plano Plurianual Participativo/PPA-P. São eles: Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos, Biodiversidade, Florestas, Descentralização e Desconcentração da Gestão Ambiental e Regulação e Qualidade Ambiental.
No evento estavam presentes a representante da Comissão Organizadora da Conferência Estadual/COE, Lucimeire Passos, o diretor presidente da ADTR, Valdemir Dias, o secretário de Meio Ambiente de Itapetinga, Carlos Leôncio, a secretária municipal de Meio Ambiente de Vitória da Conquista, Luzia Vieira, e Aldo Carvalho representando o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Eugênio Esplende.
Das delegações presentes, o município de Itapetinga foi o de maior número, sendo que dos 41 participantes da 3ª CTMA, 13 eram do referido município, com representações governamentais, da sociedade civil, dos empresários e dos estudantes do IF-Baiano. Representantes do município de Itapetinga: Carlos Leôncio, Lucimeire Passos, Dante Albano, Nilton Barbosa, Jorge Farias, Saada Abraim, Itana Rios, Sizinio Neto, Maicon e os alunos do IF-Baiano – Gabriel Gomes, Larice Ribeiro, Sila Rocha e Lucas.
A representante da Comissão Organizadora da Conferência Estadual/COE, Lucimeire Passos (Especialização em Gestão Ambiental), comentou que o COE está se reunindo há algum tempo para organizar a Conferência Estadual. “Nossa missão foi avaliar as conferências municipais, opinar sobre os temas abordados e avaliar e aprovar o regimento interno. Nós acreditamos que podemos sair daqui hoje com um bom resultado e fazendo a diferença. Nós podemos mobilizar os municípios vizinhos que não conseguiram realizar as conferências, levando informações e criando grupos de trabalho”, afirma Lucimeire.
O Secretário de Meio Ambiente de Itapetinga, Carlos Leôncio destacou o papel do meio ambiente na superação das crises climáticas. “É interessante estarmos aqui para essa discussão. Essa é a primeira conferência que participo e acredito que a partir daqui teremos mais reuniões e conseguiremos construir cidades melhores. Durante essa crise, as pessoas precisam do meio ambiente para poder superá-la e é isso que vamos discutir aqui”, afirma o secretário. A secretária de Meio Ambiente de Vitória da Conquista, Luzia Vieira, também estava presente na conferência e destacou as ações desenvolvidas no município em benefício do verde.
Aldo Carvalho, representante do secretário Estadual de Meio Ambiente, Eugênio Esplende, citou a importância de espaços democráticos para debates com a população. “Companheiros nossos foram torturados para que estivéssemos tendo essa discussão. Essa luta feita foi para a criação, efetivação e fiscalização de políticas públicas. Muita gente reclama de muitas conferências, mas são nesses momentos que nós temos voz e isso faz muita diferença. Então temos a oportunidade de construção de um momento novo com essa conferência”, destaca.

Colaboração: http://www.pmvc.com.br
Fonte:Itapetinganamidia
Redação e Fotos Sizinio Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário