terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Chuvas no Rio provocam 15 mortes e deixam quase 12 mil fora de casa; buscas continuam em Sapucaia


Chuvas no Rio provocam 15 mortes e deixam quase 12 mil fora de casa; buscas continuam em Sapucaia

Do UOL, no Rio de Janeiro
A Secretaria Estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro informou nesta terça-feira (10) que as chuvas que castigam as regiões norte e noroeste fluminense já provocaram 15 mortes confirmadas e deixaram mais de 11.650 pessoas fora da casa, das quais 8.608 desalojadas e 3.042 desabrigadas.
Em todo o Estado, são mais de 20 mil pessoas prejudicadas pelas enchentes. A ocorrência mais trágica se deu em Jamapará, distrito de Sapucaia, no centro-sul fluminense, onde bombeiros ainda buscam os corpos de nove vítimas da tragédia ocorrida na madrugada de ontem --pelo menos oito casas foram soterradas depois de um deslizamento de terra.

A Defesa Civil já conseguiu resgatar 13 corpos na região, e não tem esperanças quanto a possíveis sobreviventes. A informação foi dada pelo secretário de Defesa Civil do Rio, coronel Sérgio Simões.

Mapa mostra as cidades afetadas pela chuva no norte do Rio de Janeiro

Os bombeiros só conseguem dar continuidade às buscas em função do apoio de três retroescavadeiras capazes de quebrar rochas de grandes proporções. Uma delas quebrou durante a tarde, o que dificultou os trabalhos, mas a situação foi rapidamente resolvida. Hoje, o resgate dos corpos deve durar até o início da madrugada.

Em Cardoso Moreira, o município do interior do Rio mais castigado pelas chuvas, as águas do rio Muriaé causaram o alagamento de praticamente 100% do bairro Outeiro --apenas os pontos mais altos não foram atingidos. Praticamente toda a população local foi levada para abrigos improvisados instalados no morro de Santa Rita, uma das áreas mais altas da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário