quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PORTADORES DE GLAUCOMA EM ITAPETINGA PASSAM A RECEBR GRATUITAMENTE COLIRIOS

PORTADORES DE GLAUCOMA  EM ITAPETINGA PASSAM A RECEBR GRATUITAMENTE COLIRIOS.

É sabido que o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira do Brasil e, dentre essas causas, é a maior causa de cegueira irreversível. Apesar de se tratar de uma doença crônica que vai acompanhar quem é acometido por ela por toda sua vida, sabe-se também que o seu diagnóstico precoce e o seu tratamento contínuo são os principais fatores que poderão evitar os danos causados pelo glaucoma. O governo tem conhecimento disso e, convicto da necessidade de tornar o tratamento e o acompanhamento do glaucoma acessível a todos, criou o Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma.
Em Itapetinga esse programa já está funcionando numa parceria envolvendo Governo da Bahia, Prefeitura, Secretaria de Saúde e CEOQ – Centro Especializado Oftalmológico Queiroz.
Segundo informações de Dr. Givago Queiroz, médico oftalmologista, O CEOQ firmou parceria a nível regional junto ao Governo e atenderá através desse Programa além de Itapetinga as seguintes cidades: Caatiba, Firmino Alves, Ibicui, Itambé, Itororo, Iguaí, Itarantim, Maiquinique, Macarani, Nova Canaã e Potiraguá. 
Todas as Pessoas portadoras de glaucoma e que faz uso de colírios, devem procurar o CEOQ para fazer o tratamento sem nenhum custo, conforto e qualidade. Este programa foi estabelecido pelas portarias MS/GM nº 867 de 09 de maio de 2002 e MS/SAS nº 338 de 09 de maio de 2002 que determina que os pacientes portadores de glaucoma podem ter acompanhamento e podem receber a medicação antiglaucomatosa gratuitamente de Centros de Referência em Oftalmologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário