Luxemburgo divide culpa por queda de rendimento de Ronaldinho: 'Nós perdemos, não esse ou aquele'
Luxemburgo divide culpa com Ronaldinho: 'Nós perdemos, não esse ou aquele'
A queda de rendimento do principal jogador do time e os maus resultados nas últimas rodadas tiraram o Flamengo da zona de classificação para a Copa Libertadores de 2012. Ronaldinho Gaúcho não balança as redes há mais de dois meses. No entanto, quando questionado sobre o assunto, o técnico Vanderlei Luxemburgo evitou falar individualmente de qualquer jogador, e preferiu culpar o coletivo da equipe pela situação.

"Conjugo verbo na primeira pessoa do plural: nós. Primeira pessoa do singular é complicado. Nós não tivemos a capacidade de fazer o Flamengo disputar o título. Nós. Não é esse ou aquele. Falar esse ou aquele é ser um pouco egoísta. Nós perdemos", disse o treinador rubro-negro, após o treinamento de quinta-feira, no Ninho do Urubu.

O último gol marcado por Ronaldinho aconteceu no dia 21 de setembro, no empate do Flamengo com o Atlético-MG, por 1 a 1, em Sete Lagoas. Curiosamente, desde que foi convocado novamente para a seleção brasileira e participou do amistoso contra Gana, na vitória por 1 a 0 em Londres, no dia 5 de setembro, o meia-atacante caiu de rendimento.

Ronaldinho chegou a ter ótimas atuações neste Brasileirão, principalmente durante o primeiro turno. Até agora, foram 13 gols marcados no campeonato.


Durante esta semana, rumores apontaram a saída de Gaúcho do Fla no próximo ano. O Panathinaikos, da Grécia, estaria interessado em investir alto para a contratação do jogador, que tem contrato com o clube rubro-negro até 2014.

Nas últimas três rodadas, o ataque do Flamengo passou em branco diante de Coritiba (0 a 2), Figueirense (0 a 0) e Atlético-GO (0 a 0). Luxemburgo reconheceu o problema ofensivo nessas partidas e dividiu a responsabilidade.

"Você tem que fazer o que precisa fazer. Os jogadores não quiseram deixar de fazer gol. Não tem mágica, não vou fazer mágica para eles fazerem gols. Eles treinam para isso", afirmou o treinador.

Apesar de não estar mais na disputa do título brasileiro, o Flamengo, que está na sexta posição, depende apenas dele para conseguir uma vaga na Libertadores. Para isso, terá o confronto direto com o Internacional, quarto colocado, neste domingo, em Macaé.

"Quando começou o campeonato, eu falei que o grande projeto do Flamengo era entrar para a Libertadores, colocar o time na elite do futebol sul-americano. Mas o pensamento do Flamengo é sempre disputar titulo. Eu queria estar hoje disputando titulo no lugar de Vasco, Fluminense e Corinthians, infelizmente não deu. Mas o projeto está mantido de brigar pela Libertadores", afirmou Luxemburgo.